segunda-feira, 7 de julho de 2008

De volta ao meu santuário

Na próxima semana estarei de volta ao meu santuário particular. O Pico das Agulhas Negras é o 5º pico mais alto do Brasil, fica alí, perto de Penedo, situado no Parque Nacional de Itatiaia. Nada menos que 2.791,55 metros de altura. Será minha quinta vez de subida na região desde 94.

Sempre fui com o meu pai e dessa vez não será diferente.

O programa é relativamente cansativo. A boa é dormir em Penedo e acordar por volta das 6h da manhã. Como sempre fui no inverno, pois o céu é o mais bonito, o frio é intenso. Em Penedo chega a fazer pela manha 6º.

De Penedo seguimos de carro em direção ao Parque Nacional, que leva uns 45 min até a base da serra numa estrada digna de Road Movie. Imagine aquela névoa subindo pela manhã em campos, vales e na sua frente uma montanha gigantesca.

Chegando na base começamos a subir a serra e o frio fica cada vez mais intenso. A estrada até um determinado ponto é ótima, pois ainda é uma rodovia em direção à Minas Gerais. Chega-se inclusive no trevo divisório entre SP - RJ - MG. Aí já são 2.500 metros de altura. Dali para frente é "pau-dentro", já dentro do Parque sobe-se mais 1:30 de paisagens absurdas até chegar de fato na entrada na reserva do Pico das Agulhas Negras. Deixa-se o carro em um determinado lugar e começamos a andar. Anda-se muito, afinal estamos alí para isso. Existem algumas atrações do Pico, uma delas é o próprio cume do Pico, mas é preciso Guia. No caso sempre vamos para as Prateleiras, que é uma formação rochosa que coloca você de frente para um penhasco, sem comentários. Uma vista muito difícil de falar. Toda essa travessia sob a vegetação lunar e rios congelados dura cerca de 5 a 7 horas no total. Indo e voltando, com calma, comendo e tirando fotos.

É um programa super tranquilo, sempre respeitando os limites, a natureza e também avaliando as condições metereológicas, é 100% seguro.

Na volta, exaustos, descemos para Penedo, tomamos um bom vinho com lareira e apagamos.

Estar de frente para natureza grandiosa, forte e colossal nos coloca no nosso devido lugar. No silêncio do vento frio é possível escutar a voz da natureza. E é exatamente disso que eu preciso!

Em breve, fotos!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva!