segunda-feira, 6 de abril de 2009

So para embolar o meio campo

....
Esses dias fui atras de 2 livros. A busca era por literaturas que podiam clarear um pouco a nuvem de informacao que vivemos nos dias atuais.

....
Um deles devidamente comprado: Os Tempos Hipermodernos (Gilles Lipovetsky). Aqui vai trechos:

Sobre a hipermodernidade:

" .... No reinado da moda total, o espirito eh menos firme, porem mais receptivo a critica; menos estavel porem mais tolerante, menos seguro de si porem mais aberto a diferenca. Os individuos hipermodernos sao ao mesmo tempo mais informados e mais desestruturados, mais adultos e mais instaveis, menos ideologicos e mais tribuitarios a moda, mais abertos e mais influenciaveis, mais criticos e mais superficiais , mais ceticos e menos profundos...."

..." Mais do que um lance de retorica, o termo hipermodernidade define a situacao paradoxal da sociedade contemporanea, dividida de modo quase esquizofrenico entre a cultura do excesso e o elogio da moderacao. .... nesses dias eh preciso ser mais moderno que o moderno, mais jovem que o jovem, estar mais na moda que a propria moda"....
Vale a pena!

5 comentários:

  1. O Império do Efemero, do mesmo autor, também é uma ótima leitura, dentro do contexto que vcê está procurando.

    Caso você não conheça, fica a recomendação

    ResponderExcluir
  2. Eu sei....vi ontem na livraria. Mas se eu ler mais um livro desse seguido vou ficar "amargo" ;) haha

    ResponderExcluir
  3. Então sugiro extremos opostos: Alice no país das maravilhas e/ou O pequeno Principe (mesmo se já tiver lido). Adoça qualquer coisa!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Bem provavel. Por experiencia propria ler dois livros de critica social seguidos pode levar qualquer a loucura. Por sempre tento colocar um romance ou ficcao no meio....so para dar aquela relaxada. rsrs... De qualquer forma valeu pela dica, vou comprar esse livro. Outro livro que pretendo ler em breve eh o Culto ao Amador. Polemico mas deve ser interessante.

    ResponderExcluir
  5. Estou curiosa com esse também, mas tomando coragem de ler. Está sendo tão comentado - e especialmente criticado - que tenho a impressão que, após a leitura, serei colocada na parede, no melhor estilo "Ou está comigo ou está contra mim!". Vou ler alguns romances antes. :)

    ResponderExcluir

escreva!