sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Transmedia e William Butler

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Voce ja ouviu falar do termo transmidia. Se nao.....Transmidia eh a eveolucao de um outro termo que estava na boca dos executivos de midia e entretenimento ha 2 anos atras, a convergencia. Termos esses que nao vao sair de moda nem tao cedo.
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Em outras palavras transmidia e o uso complementar de diversas interfaces ou plataformas de "media" para se contar uma historia, para explorar o conteudo, para ter diferentes tipos de publico, para atingir novas receitas, para criar um novo meio de ser fazer entretenimento. Transmidia e um conceito de ampliacao dos meios, em suas diferentes caracteristas, que formem um grande material de consulta inesgotavel sobre um produto, nesse caso, cultural. Como por exemplo, um filme ou uma serie, mas que em breve esse conceito vai abrir para a musica e assim por diante.
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A primeira producao transmedia, que de forma emblematica, utilizou diferentes meios para se contar uma historia, foi o filme Matrix. O filme tratou de ser criado a partir de um roteiro essencialmente instigante, primeira "lei" para um filme ganhar vida apos a saida da sala de cinema. Um roteiro instigante e criar na raiz da historia centenas de referencias biblicas, filosoficas, historicas e labirintos conceituais que provocam perguntas e questionamentos. E foi atravez desse labirinto, de perguntas e respostas, que possibilitou que historia podesse ser complementada em varios outros meios, tal como o Animatrix, que foi uma serie de contos em filmes 3-D e de um videogame, Enter the Matrix. Tanto os contos quanto o game complementam a historia que se seguiu no Reloaded e no Revolutions. Quem apenas viu os filmes podera ficar perdido em algumas cenas e dialogos, pois a razao delas estarem ali veio dos outros meios.
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O exemplo que se seguiu apos o efeito Matrix, foi nas series de TV. Em um formato parecido de perguntas e respostas, na verdade mais perguntas do que respostas, a serie Lost poderia ter feito mais do que fez para complementar e engajar os fans da series em diversas interfaces. O que fez o diretor Tim Kring da serie Heroes. Heroes acumulou toda a experiencia e desenvolveu hoje o exemplo mais completo do que se pode dizer de trasnsmedia. A serie segue um mesmo formato de Matrix em fazer, alem dos cliches muito bem amarrados, referencias filosoficas, esteticas, misticas, da ciencia e do mundo pop recheadas de um labirinto de perguntas e respostas que provocam ainda mais uma imersao ao conteudo fora da tela de tv. No site de Heroes, centenas de historias complementares ja estao sendo criadas, dezenas de sites falsos na internet que fazem parte da historia da trama, alem da interacao do fans ao conteudo extra da serie estrategicamente pensados para serem divulgados em momentos-chaves da serie.
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Um exmplo bacana? Seguindo uma dessas referencias, o primeiro capitulo da terceira temporada de Heroes termina com um poema de William Butler, The Second Coming. O poema no primeiro momento pode parecer um tanto quanto logico pois e o titulo do proprio capitulo e tambem um tanto subjetivo ao conteudo do mesmo. Entretanto relendo algumas vezes, prova-se o quao impacto pode reverberar a uniao entre a ficcao e o real. O poema cai como uma luva na historia....
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E ja fazendo uma imersao.... William Butler escreveu este poema, The Second Coming, em 1919 ao fim da primeira guerra mundial. Fruto da referencia biblica da resureicao de Cristo, a vinda do Messias para a salvacao do mundo. A visao daqueles que passavam por aquele momento era de final dos tempos, um verdadeiro caos, onde os seres humanos estavam tomados por um sentimento apocaliptico. William Butler faz diversas referencias dos simbolos de movimentos revolucionarios tal como o Frances, Irlandes e tambem o Russo, mal sabendo que depois desses mesmos simbolos, surgiu o devorador Nazismo.
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Turning and turning in the widening gyre
The falcon cannot hear the falconer;
Things fall apart; the centre cannot hold;
Mere anarchy is loosed upon the world,
The blood-dimmed tide is loosed, and everywhere
The ceremony of innocence is drowned;
The best lack all conviction, while the worst
Are full of passionate intensity.
Surely some revelation is at hand;
Surely the Second Coming is at hand.

The Second Coming! Hardly are those words out
When a vast image out of Spiritus Mundi
Troubles my sight: somewhere in sands of the desert
A shape with lion body and the head of a man,
A gaze blank and pitiless as the sun,
Is moving its slow thighs, while all about it
Reel shadows of the indignant desert birds.
The darkness drops again; but now I know
That twenty centuries of stony sleep
Were vexed to nightmare by a rocking cradle,
And what rough beast, its hour come round at last,
Slouches towards Bethlehem to be born?

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