segunda-feira, 5 de julho de 2010

Redes Sociais e a Neurociência

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Aos poucos as fórmulas, mesmo aquelas que não foram essencialmente criadas para fins comerciais, estão sendo descobertas. A busca pelo império sedutor da internet e do misterioso mundo das redes sociais é uma verdadeira busca frenética ao tesouro. O petróleo e o diamente aqui está em dominar uma tendência, um fluxo comportamental anárquico chamado de Groundswell. Esse é mais um termo de mercado para justificar toda e qualquer decisão, de compra ou não, por meio de recursos que não seja da mídia tradicional, tal como exemplo, as mídias sociais.

O que dizer que, existe algo acontecendo, e está fora de controle. E o que as empresas acham disso? O mundo corporativo está perdido, e essa questão de estar fora do controle não lhe cabe. Algumas empresas estão mais coerentes do que outras, mas o fato é que as pessoas que as comanda, em sua maioria, não acompanha o ritmo das mudanças no compo social. A consequência é traduzida em situações constrangedoras nos corredores corporativos e em ações de marketing redundantes e sem atratividade alguma, e porque não dizer, constrangedoras da mesma forma.

A solução? Bem, de certo é que todos querem esse poder manipulador de volta. Afinal nenhum pensador de marketing quer se ver perdido assim como nenhuma agência de publicidade, vaidosas, querem se ver nesse mar de dúvidas, certo? Imagina o mercado aceitar o fator: fora de controle? Mas está realizando o fato e eu não sei se é uma cobra que corre atrás do próprio rabo, mas a coisa está indo para movimentos ainda mais sérios.

Para mim, quando tinha 20 anos de idade, e sem querer dar uma de pseudo-marketing-people, já sabia que não iria demorar muito para essa paranóia entrar no campo da neurociência. Isto é, estudar e mapear, tal como ratinhos de laboratório, suas ações e reações, estímulo e resposta - causa e efeito. Podemos, inclusive, afirmar que muito
já é feito hoje em dia nesse campo? Sim, claro, tal como construções e dinâmica de um shopping, de um supermercado, de uma embalagem e até mesmo de uma trilha sonora de uma loja. Sim, você está sendo induzido. No entanto o poder mudou de lado.

Lembra do filme Senhor dos Anéis? Pois é, não duvide do ser humano na busca sem limites por algo valioso. Ele é capaz de se transformar no ser mais abominável e de maior monstruosidade para ter o tal "anél", o poder - que hoje escapoliu de suas mãos. Já existem grandes executivos de marketing profetizando que o marketing acabou. Matrix? Não sei até ponto seremos "escravos do sistema" em um nível tão elevado, onde até seu DNA poderá ser mapeado ou clonado para agir e pensar de tal forma manipuladora. Se hoje já somos pelas nossas crenças sociais, pense que pode ficar pior.

Veja essa matéria:

ou veja esse vídeo:


Oxytocin is a mammalian hormone and nuerotransmitter associated with fetal neurons, orgasm, nipple stimulation, and attachment. Synthetic oxytocin is sold as medication under the trade names Pitocin and Syntocinon and also as generic oxytocin. Oxytocin is destroyed in the gastrointestinal tract, and therefore must be administered by injection or as nasal spray. Oxytocin has a half-life of typically about three minutes in the blood. Oxytocin given intravenously does not enter the brain in significant quantities - it is excluded from the brain by the blood-brain barrier. There is no evidence for significant CNS entry of oxytocin by nasal spray. Oxytocin nasal sprays have been used to stimulate breastfeeding but the efficacy of this approach is doubtful. Some have suggested that the trust-inducing property of oxytocin might help those who suffer from social anxieties and mood disorders, while others have noted the potential for abuse with confidence tricks.

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