domingo, 4 de outubro de 2009

O pais do futuro?

.........
Eram sete e poucas da manha de sexta-feira, eu estava arrumando minhas malas para entao fazer uma viagem ao Rio de Janeiro. Era 02 de outubro de 2009, o dia em que se decidiria a cidade das Olimpiadas de 2016. Saio do banho exatamente na hora em que Lula abre o seu disurso.
.........
Tenho que admitir, ate entao nao estava dando muita bola para isso, acho que nem a midia estava dando. De repente em uma semana, nao se falou em mais nada e o Rio de Janeiro, num piscar de olhos, era a grande cidade favorita. Foi inegavel a sensacao contagiou a todos, todos os brasileiros, todos os cariocas. Sediar uma Copa de Mundo e depois uma Olimpiadas, vai marcar para sempre o Brasil. Ambas organizacoes, bem diferente da sociedade brasileira, vao cobrar e auditar cada centavo gasto. Serao muitos bilhoes em infra-estrutura. Temos medo do superfaturamento, do roubo e lavagem de dinheiro, afinal imaginamos os corruptos avidos por esses milhoes de dolares que vao desembarcar no Brasil. Mas tenho a ilusao, que tanto a FIFA quanto o COI serao implacaveis nesse sentido.
.........
Por isso vejo com otimismo. Um pais sofrido pela historia, mas irresponsavel pelas cagadas politicas. Uma sociedade estigmatizada pelo comportamento corrupto, dos mais gritantes escandalos aos mais singelos gestos. Como um milagre, aos poucos comecamos a ver fios de esperanca. Aparece aqui, aparece ali, os sinais comecam a aparecer. E aos pessimistas de plantao, que em certos momentos faco parte, terao que achar novos argumentos, pois o Brasil esta - aparentemente - saindo aos poucos de uma lama que parecia sem impossivel.
.........
Sair da lama nao quer dizer que estamos no patamar que imaginamos quando chegamos de viagens da Europa ou dos EUA. Mas nao chegaremos nesse patamar sem dar passos, nem que dure geracoes. O Brasil passou para uma crise com sobras, o Brasil lidera o setor de exploracao de petroleo, o Brasil esta na frente do Bio-combustivel, reciclagem, e etc... O Brasil chama a atencao, toma terreno, se impoe. Nao podemos dizer o pais continua o mesmo.
.........
Nesse novo mundo, o Brasil ja eh uma potencia de opiniao. E o Lula, que apesar de todas as criticas, as vezes sem fundamento, as vezes com, esta liderando esse novo Brasil. Sem esquecer o governo de FHC, que tambem tem sua participacao nesse cenario, se nao, a mais importante. Mas eh no conjunto desse lastro historico, que o Brasil mudou. 2014 e 2016 que o diga.
........
Quando Lula acabou esse discurso, ainda com os meus olhos cheios de lagrimas, percebi naquele momento, o quanto eh bom acreditar que podemos melhorar. A FIFA e COI, acreditaram. E voce?
........
Obrigado Lula, mesmo sem falar Ingles e sem o eruditismo que tanto lhe cobram, foi assim que conseguiu ser o hoje uma das personalidades mais contagiantes do cenario mundial. Eu mais do que nunca, me senti representado e senti ali, que tinha um representante de fato do povo brasileiro.
........
Fui para o Rio de Janeiro com as palavras de Lula na minha cabeca, e quando o aviao manobrou no ar para pousar na pista do SDU, a musica de cidade maravilhosa ecoou no meu inconsciente. Quando pousei, o Rio estava em festa.
.........
Com tantos motivos para pensar diferente, naquele momento fiquei mais carioca, fiquei mais brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva!