Antônio Nóbrega é filho do Movimento Armorial criando nos anos 70 por Ariano Suassuna. Movimento artístico com direito a manifesto e tudo. Finca a bandeira da essência nordestina sob olhar erudito de um acadêmico. O Movimento Armorial traduz o primitivo de forma contemporânea, e se espalha por todas as formas e meios de se fazer arte: cinema, artes-plásticas, teatro, música, escultura e por ai vai. No caso da música é interessante a ponte que faz com a música de concerto, a música trovadora medieval e as batidas sincopadas que caracterizaram o nosso forró.
Lunário Perpétuo é o nome do DVD/CD que Nóbrega usou de melhor para explorar esse universo. Só tem fera na direção do show, fotografia de Walter Carvalho, figurino armorial, palco todo feito por Dantas Suassuna. Perceba o quanto lúdico ficou.
Para finalizar, Lunário Perpetuo é o nome de um livrinho que os sertenejos usavam em alguma época nos confins do sertão. Era tipo uma bíblia mas não religiosa. Tinha de tudo, de tabuada a contos fantásticos. Bem medieval mesmo. Lunário Perpétuo é o nome do DVD/CD que Nóbrega usou de melhor para explorar esse universo. Só tem fera na direção do show, fotografia de Walter Carvalho, figurino armorial, palco todo feito por Dantas Suassuna. Perceba o quanto lúdico ficou.
Acho que essa mistura é um pouco como eu sou. Afinal descendência tem dessas coisas, sou a mistura de uma boa cerveja alemã escutando um bom forró. rssss
Na música abaixo, que abre o show, o que chama atenção é a dinâmica, veja como a banda trabalha o volume da música, é típico da música armorial. A "manobra musical" é usada para criar climas e ambientes sonoros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
escreva!