terça-feira, 10 de junho de 2008

Hedonismos a parte.....

A culpa, auto-controle programado quando nascemos. Raiz do pecado original, tão hollywoodiano quanto Indianda Jones. Pecadores perante o reino de Deus, a culpa acompanha nossos fictícios pensamentos sobre o certo e o errado dia após dia.

Não o bastante vivemos na fabulosa era do "valor". Dizem os teóricos que o ser humano move-se simbióticamente entre a razão e a emoção, não é marketing? O mantra "Porque eu mereço" rodeia, nesse momento, todas as classes sociais.

Ácido eu?

Não, afinal todos tem o direito de sonhar. E sonhar nos dias de hoje é viver bem. Calculando as devidas proporções, é um direito, serve para todos em qualquer situação, cada um do seu jeito.

Vivemos na religião do prazer. E não precisamos gastar rios de dinheiro para ter prazer, vide Brasil.

Prazer, palavrinha essa tão sedutora quanto perigosa. Palavra essa que domina os cientistas do marketing em busca da mínima ligação que nutre nossos neurônios em busca de uma negação imediata ao "raio" da culpa.

Sim, prazer e culpa vivem juntos, alimentam-se nesse mundo moderno e atrasado que moramos. São antagônicos e complementares, usamos quando queremos.

O prazer já existia, a culpa veio bem depois. Passaram-se dois mil anos, e o prazer hoje impera novamente. Dessa vez move o mundo em função da culpa, move o capital, move a própria culpa, move aquilo que tanto amamos e odiamos: o desejo. Move o ser humano em busca de mais e mais, de somatórios e dízimos incalculáveis de uma religião anárquica e conservadora; a do ser humano "moderno".

Verbo da moda, sujeito da vida. O prazer não tem limites e vicia, enfrenta os mais íntimos resquícios da fé. Palavra cosmopolita. Palavra de culpa. Palavra destruídora de lares e famílias, e construídora da alma. Palavra destruídora de nações.

Prazer sem fim, no auge da culpa aguça os seis sentidos em busca de algo a mais.

Mundo pós-moderno, aqui nasci e aqui estou. Viva o Fluminense!


Um comentário:

  1. vc anda lendo Freud..."Além do Princípio do Prazer" e Marcuse..? Ainda bem que do lado de cau do equador não existe nem pecado,, nem culpa. hahahhaha, pode deletar esse post : )

    ResponderExcluir

escreva!