domingo, 24 de abril de 2011

Paris

Da primeira vez que coloquei os pés em Paris, senti que algo tinha de diferente. Foi o tal "amor a primeira vista"; uma cidade que além da História que carega em cada curva, tem o peso de uma cultura do conhecimento que se mantém do Iluminismo até os dias de hoje. Você vê, você sente o cheiro, você sente no olhar que a cidade fervilha a alta cultura.

.

Fiquei uma semana com o objetivo simples de descansar, sem entrar no frenesi de ter que conhecer tudo e rever tudo de novo. Para minha sorte, o apartamento que fiquei (depois escrevo um post sobre isso), ficava situado praticamente em Montmartre, um dos "bairros" mais legais de Paris.

.

É difícil querer ficar de bobeira em Paris. Parece que a cidade te "força" a consumir arte, história, enfim, conhecimento. Você é consumido por isso, tem que experimentar. Você vê aquelas filas imensas para entrar nos museus de arte, as livrarias completamente cheias, as salas de cinema lotadas, a indústria cultural aqui, ao meu ver, de nada tem de destrutivo à arte, muito pelo contrário, é a que mantém tudo isso revigorado. Paris é referência de conhecimento, por mais clichê que seja.

.

Apesar da cia, e sempre muito confortante, da minha nova amiga Aninha, a maioria dos meus programas foi sair sozinho com uma música nos ouvidos sem muito destino. Foi ótimo, mas ao mesmo tempo,parece ser engraçado, a cidade pede o romantismo, mas não no sentido piégas. É uma cidade aconchegante em certos momentos, digna de poesia em outros. Senti falta de compartilhar...sei lá.

.

Também obervei uma Paris mais suja e com sinais de pobreza mais visíveis que da outra vez que fui. Ou mesmo quando comparada a Londres por exemplo. Não que diminua tudo falado acima, talvez sempre foi assim, mas estava bem visível.

.

Já é a segunda vez que deixo Paris com essa sensação, de coração rasgado, como se pertencesse dalí, ou como se fosse apenas uma mera vontade que fosse dalí ou estar fazendo parte daquilo....sei lá, é uma sensação estranha.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva!