quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Web 2.0 e Anarquia Internáutica

.
Apenas reflexões:
.
Estamos no epicentro de um movimento interessante. A web 2.0, que no plano teórico, já parece dar sinais cansaço, ainda é um bicho de 7 cabeças para uma geração que não compreende a força das pessoas x as instituições. Essa é, na minha opinião, o principal sintoma das empresas estarem atrás das forças mobilizadoras da internet. Gerações.
.
Quando digo sinais de cansaço não é exatamente que esteja acabando, mas é um assunto que já ninguém aguenta mais escutar sobre sua importância e realidade. O que está em jogo não são as capacidades das redes sociais, a produção de conteúdo por usuários mas sim até onde o lado "anarquista", que o ambiente da internet proporciona, e sua tendência de mobilização off-brands vai chegar. Esse fenômeno de vida paralela talvez seja, na minha opinião, a grande força da web 2.0. Empresas e marcas que entenderem que o jogo é outro, é muito mais avantguard que imaginam, vão se dar melhor que outras. A T-Mobile na minha opinião está fazendo muito bem.
.
As marcas estão aí, quebrando suas cabeças para entrarem nesse jogo, realizando suas próprias mobilizações, campanhas agregadoras, desenvolvendo aplicativos de socialização mas se estas não são verdadeiras pela causa, tudo não passará de uma ação bem feitinha.
.
Outro dia li um artigo de um pesquisador afirmando que a internet e suas redes sociais ainda não possuem efeito mobilizador para realizar grandes mudanças de forma espontânea. Em sua pesquisa ele indica que esses assuntos nas redes sociais ainda não são totalmente aderentes para formar uma massa crítica.
.
Bom, depois do que vimos no Egito, onde muitos afirmam que as manifestações que derrubaram o ditador começaram no Facebook, minha reflexão é, o efeito mobilizador das pessoas nessa era da internet pode ser muito maior do que estamos vivenciando.
.
As empresas/marcas e instituições que se cuidem, a internet definitivamente deu poder às pessoas, veremos muito mais coisas acontecerem, preste atenção, na verdade já está acontecendo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva!