.............................
Pois é, trate-se do artista que introduziu o avant-garde na tradicional e bucólica escola japonesa de artes. Vi esse quadro ao vivo e a cores no Museu de Arte Moderna em Tóquio. Foi uma tarde onde tive 40 minutos para conhecer uma imensidão de arte, e é claro, não consegui chegar nem na metade do segundo andar.
.
Tive algumas sortes, que ainda vou colocar nesse blog, mas essa pintura abaixo sem dúvida foi uma das obras mais impactantes na hora. Totalmente fora daquele padrão japonês, de paisagem e inocência, típica de uma cultura que trocou quase nada com o mundo até 1945.
.
Essa pintura, chamada de Leaning Woman é de 1917, no fim da Era Meiji. Para quem não sabe foi a Era de transição da cultura de seus samurais para um Japão que começava a pensar em se industrializar. Enfim, enquanto o mundo já andava em trilhos avançados e dando tiro para tudo que é lado, o Japão estava aposentando sua espada.
.
Tudo isso para dizer sobre coragem, sobre liberdade. Ok, o tal Tetsugoro estudou a Escola Ocidental, se especializou nisso e estava alinhado com o que acontecia na Europa. É impressionante ver e realizar as idéias dos precursores da linguagem avant-garde, como Theo Doesburg, que desconstruía a realidade de tal forma em 1914 (!!!). Mas fazer isso na Europa é uma coisa, esse cidadão fez isso no Japão, sem ter ido para Europa, e sem internet! ;) Ver essa imagem assim, pode parecer mais uma obra cubista. Mas em um museu no Japão, onde todas as obras era tradicionais-bucólicas (do mesmo período) impressiona.
.
Estar a frente do seu tempo, romper esses limites, essas amarras, não basta vontade. Apenas com vontade certamente você ficará dando socos na parede. Agora, não adianta ter todo o conhecimento e a técnica se não existe uma vontade, de tal forma libertária. Enfim, esse quadro significa muito para mim.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
escreva!