sábado, 4 de fevereiro de 2012

NY


Ok. Uns vão dizer "privilegiado" outros vão dizer "só agora?!", mas enfim conheci NY. Talvez pelo fato de ter ido 70% a trabalho, tenha dificultado as coisas, mas NY me engoliu. É díficil dizer que não foi legal, mas também é díficil dizer que foi sensacional. Não fui preparado.
.
Não vou fazer uma crônica sobre NY, embora tenha vontade. É impossível sair de NY sem as percepções e observações de uma cidade que mora no seu subconciente desde que nasceu. Você vê NY nos filmes, nos quadrinhos, nos seriados, na tv....e de repente tudo se torna realidade. É um grande estúdio ao ar livre. NY é Gothan City!!!. Bizarro o prédio da AT&T. É uma Roma moderna.
.
Outra coisa que observei foi o ritmo. NY é espremida e acelerada, mais intensa do que qualquer outra grande cidade que visitei. Na minha cabeça nada era comparável a Tokyo. Mas enfim veio NY. Tudo é avenida e grandes ruas, sensivelmente iguais uma das outras. Ritmo louco. Adiciona ao ritmo, um dia curto, escurecendo as 17h. Me atropelou.
.
E me atropelou mesmo, não consegui ir ao MOMA, ao MAD, ao Metropolitan, mas andei pela cidade inteira, tentando captar a energia de cada bairro e rua. NY assim como Paris, Londres, Tokyo têm, uma universalidade cosmopolita. Aquela sensação de fazer parte do mundo, onde a Cultura não é algo distante, é presente. Mas NY se diferencia na cultura urbana, essencialmente negra. NY pode ser jazz, rock mas é, na minha visão, essencialmente hiphop. Street Art. É o urbano emergindo na tal universalidade cosmopolita.
.
Resumindo: As lojas no SOHO são verdadeiras experiências. Wall Street é menor que eu imaginava, o Central Park é grande para caralho, o Museu de História Nacional não é nada demais, a Time Square é maior que eu esperava, a NYPD é uma marca, o Hot-Dog é o Kebab londrino, o metrô sempre é uma experiência. Bleecker Street é do grande caralho! Empire States é colossal. O NewYorker é um cara diferente. NY=Hiphop. Burgers realmente são muito bons. Ah, a pizza de lojinha na esquina é boa também. O Madison Square Garden tem um som de bosta. O frio pode estragar sua viagem, vá preparado. O brasileiro está invadindo os EUA, daqui a pouco não estranhe letreiros em portugues. Para a maioria dos brasileiros, EUA = comprar, entrei nessa onda e achei irritante. As BookStores são realmente sensacionais. A 5ª avenida é realmente foda. Os endereços de NY são verdadeiros códigos. Vi a Estátua da Liberdade de longe, legal. O Pravda é um bar/restaurante Russo sensacional, assim como o RockWood Music Hall é um bar de shows imperdível.
.
Ok, Woody Allen, ja te entendi.
.

Um comentário:

escreva!