quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sobre espiritualidade

E você, depois de tudo isso que acontece nos dias de hoje acredita em Deus? Eita perguntinha...... Por que será que depois que o ser humano buscou a razão de Deus não a encontrou? Será Deus só um sentimento, uma relação cósmica?
...................
Não existe uma verdade, não existe uma fonte. Deus tende ser a nossa natureza, trágica, caótica, bela e sublime. Deus é contraditório e necessário. Mas quem sou eu para afirmar o que é Deus? Interpretação.
...................
E é ai que mora todo problema. Se Deus é uma interpretação, quem está com a razão? Quem está com a verdade? O homem pós-moderno no seu pleito diário nega o existencialismo, crê na virtude técnica, no utilistarismo dário de sociedade, que roda como uma engrenagem econômica. Não há tempo, espaço e concentração. Engana-se.
...................
A prática é um hábito. O contato com experiências sensoriais é um hábito. É preciso sentir as experiências. Ler, saber e recionalizar faz parte do processo, no entanto de nada adianta. Se somos seres elétricos emitimos ondas, essas ondas são energias. Essas energias são humanas.
..................
No fundo, essa relação cósmica é igual a todas as práticas espirituais. Não imagino que a experiência de Deus do Budismo seja diferente do Cristão. O até de fé e meditação é um transe, emitidos de formas diferentes mas elevados a mesma potência. Ao escutar uma música que toca o seu coração. Um simples olhar para o horizonte.
..................
No entanto, é preciso dizer e lutar pela carência daqueles que acreditam, dizem. E com isso vem os dogmas, e com isso vem a pregação. E assim uma relação de Poder. Mais uma!!!
..................
Jogam pedras no ser humano pós-moderno. Anti-tradicionalista, perdido, sem família. Sem a acadêmia, sem a magia política, sem arte. Sem ninguem para dizer para qual lado ir. A liberdade então tão desejada durante gerações mostra seu lado caótico. Fuga? O individualismo é a solução - Salvem-se quem puder!!
..................
Mas o que vemos no ser humano moderno, no individualista, é a prática de si. O autoconhecimento e do Deus pessoal. É a crescente prática do Budismo, tal como tudo é um. Sem essa de verdade absoluta, fonte única. A interpretação de escrituras, a interpretação de fatos, a interpretação é apenas uma interpretação filtrada por uma cabeça humana, ou pior, por várias cabeças.
..................
Exatamente por isso, não seria assim tudo uma criação humana? Até mesmo a relação cósmica? Prove. Pratique. Fale menos. Medite mais!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

escreva!